Offline
Lançada na cadeia pública de Juara a campanha do TJ, Educação, o caminho que liberta.
28/03/2024 08:08 em Notícias

O Governo de Mato Grosso lançou, nesta terça-feira, dia 26 de março, a campanha Dia D – Educação é o Caminho que liberta, realizada nas penitenciaras de todo o estado.

Em Juara, a campanha foi lançada na Cadeia Pública de local e contou com a presença de representantes da OAB, promotor e justiça, Dr. Rodrigo da Silva, juiz corregedor da cadeia pública, Dr. Fábio Alves Cardoso, professores e diretora da Escola Estadual José Dias, diretor do sistema prisional de Juara, Pedro Zarlan Peres, policiais penais e a imprensa convidada.

O Show de Notícias foi convidado, esteve presente e registrou em vídeo, que os leitores poderão assistir no link a seguir https://youtu.be/wEdwoCso7yo

O programa visa incentivar a população carcerária a frequentar aulas dentro do próprio presidio e, com isso, ter mais um benefício de redução progressiva da pena, uma vez que, cada 12 horas em sala de aula, tem um dia a menos na condenação.

A ação é uma parceria entre o Governo de Mato Grosso, Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual e Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Mato Grosso, com objetivo de ampliar o número de reeducandos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas turmas de Ensino Fundamental I e II, nos presídios, cadeias públicas e centros de ressocialização. 

O programa tem o apoio da EJA PPL José Dias, Defensoria Pública, MP, OAB, com a realização do GMF – Grupos de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário, SSP – Secretaria Adjunta de administração penitenciária, Seduc, Poder judiciário de Mato Grosso, Ministério Público do Estado de Mato Grosso,

Pedro Zarlan Peres, diretor do sistema prisional de Juara, disse ao Show de Notícias, que a cadeia pública de Juara possuiu atualmente 130 reeducandos, sendo que destes, somente 20 estuam, mas ele espera chegar pelo menos a 50% em sala de aula.

O promotor de justiça Rodrigo da Silva, disse que o projeto do TJ conta com o apoio do MP, visa fomentar a participação dos reeducandos, na busca do conhecimento e que o esforço desses agentes, não é só trazer o benefício da redução da pena e sim, proporcionar o conhecimento para que esse cidadão que está cumprindo sua pena nesse ambiente, quando sair daqui se torne uma pessoa melhor na sociedade.

Dr. Rodrigo disse ainda, que o Ministério Público tem um projeto para trazer cursos profissionalizantes para dentro das cadeias.

Para o juiz corregedor da cadeia pública, Dr. Fábio Alves Cardoso, o programa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso traz três benefícios para os detentos, sendo que o primeiro é a redução da pena, segundo, é bom para a sociedade uma vez que, quando ele sair estará preparado para enfrentar o mercado de trabalho e ser inserido novamente na sociedade de maneira mais tranquila e ainda diminui o estresse entre os presos dentro da cadeia, reduzindo conflitos internos no presidio.

Dr. Fábio disse que Mato Grosso tem uma população carcerária em torno de 12 mil detentos, no entanto, apenas 2.500 estão estudando, que é menos de 20% dos encarcerados e o programa pretende aumentar esse número.

 

 

 

 

Aparicio Cardozo Show de Notícias/Informações
Publicado em 27 de Março de 2024 11h05 - Atualizado 27 de Março de 2024 as 14h11

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!