Há 40 anos, no dia 19 de abril de 1984, aportava em Juara uma família de descendentes de italianos, vinda de São Miguel do Iguaçu, no estado do Paraná, para tentar prosperar no Vale do Arinos, em uma cidade que começava se formar no meio do sertão mato-grossense.
Capitaneada pelo casal Hermínio Mantovani e Maria Binatti Mantovani, a família aportou em terras juarenses trazendo na bagagem os filhos, Ari (já falecido), Moacir, Marfisa, Ledenir, popular Leda, Bianco, Aroldo, Fátima e Dídio.
Em entrevista ao Show de Notícias, o filho Aroldo contou um pouco da história da família, desde a chegada em Juara nos idos de 1980.
Aroldo disse que a viagem demorou 15 dias desde São Miguel do Iguaçu até Juara, em dois caminhões e chegaram, com muito sofrimento pelo caminho. Chegando ao destino, a família não tinha uma casa para morar e ficou instalada embaixo de uma lona, próximo a residência do senhor João Conte.
Ao chegar em Juara a família foi para umas terras que o Sr. Hermínio havia adquirido do seu Zé Paraná na região de Catuaí, mas ele ficou na cidade, trabalhando como funileiro na oficina do Renan de Souza, próximo a Praça dos Colonizadores, onde hoje é um prédio e na época era apenas um barracão e ao lado tinha o Clube Comercial.
O jovem Aroldo ficou trabalhando com o Renan durante um ano, por comissão, fazendo o seu próprio salário, depois foi para a Corujão, uma empresa do popular Grilo, que não mora mais em Juara e lá ficou durante 09 anos, também trabalhando como comissionado.
Nesse meio tampo foram chegando outros profissionais, depois ele resolveu montar a sua própria empresa, Junto com os amigos Chico Bola, que hoje não exerce mais a profissão e Sebastião, que tempos depois mudou-se para Cuiabá.
Só que no governo de Fernando Collor de Melo, acabou parando aquela empresa e montou sua própria empresa, a Aroldo Chapeação, instalada em um local em que não tinha asfalto, mas que prosperou e hoje é a mais tecnológica da cidade.
Em 1987 Aroldo casou-se com a jovem Vanderléa Brustulin, hoje mestre em educação, com quem construiu uma família que gerou três filhos, Jonathan, o mais velho, que se formou em engenharia florestal, Fernando Henrique, formado em engenharia elétrica e a caçula, Maria Eduarda, advogada, que trabalha no Tribunal de Justiça em Cuiabá.
Aroldo orgulha-se dos pais e da família que gerou com a senhora Vanderléa, pois todos prosperaram e hoje ele está prestes a se aposentar, deixando para o filho Jonathan a tarefa de gerir a empresa que leva seu nome.
O empresário falou do seu temperamento forte, sendo considerado um homem intransigente, mas que tem um coração de ouro, que já ajudou muita gente sem se preocupar para quem está fazendo a ação, mas sim, do benefício de quem recebe.
No esporte Aroldo tem uma forte participação em Juara, tanto como jogador, presidente da Liga, membro do União Esporte Clube e tantas outras ações como desportista.
Ele também se aventurou na política, como candidato a vereador nas eleições de 2020, não deu totalmente certo, mas conseguiu ficar na segunda suplência, porém, não quer saber mais de participar, pois para ser político, tem que ser maleável, que ele não é, “sou muito sincero, digo o que penso e a população ainda não está preparada para votar pela melhoria da cidade apenas”. Disse Aroldo.
No final, Aroldo disse que o futuro a Deus pertence e que espera apenas poder descansar e ver a família prospetar.
: Aparicio Cardozo Show de Notícias
Publicado em 19 de Abril de 2024 , 07h44 - Atualizado as 07h46