Para garantir a segurança da barragem localizada em Colíder, a secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) autorizou a Usina Hidrelétrica (UHE) de Colíder (650 km ao norte de Cuiabá), a reduzir o volume do reservatório em 17 metros. Não existe risco de rompimento da barragem e a medida é preventiva para manter a segurança da estrutura.
Uma equipe técnica da Sema acompanhará o passo a passo do processo in loco. O esvaziamento do reservatório terá duração de 33 dias, sendo realizado o rebaixamento de meio metro por dia.
Desde então, equipes atuam no monitoramento e resgate de peixes no reservatório. Até o momento, 5 mil peixes foram resgatados.
O trabalho tem apoio de drone e helicóptero ao longo de 90 km do rio Teles Pires para mitigar a mortandade dos peixes por conta do rebaixamento controlado do nível do reservatório. As equipes vão somar, nos próximos dias, cerca de 100 pessoas.
Entre as atividades, além do monitoramento visual, os profissionais contam com equipamentos que checam o Potencial Hidrogeniônico (PH), temperatura, oxigenação e condutividade (se há energia) da água.
A Usina iniciou o rebaixamento controlado e gradual na última quinta-feira (14) por recomendação de especialistas após a ocorrência de danos em 5 dos 70 drenos da hidrelétrica.
A Usina Hidrelétrica Colíder continua operando dentro de todos os padrões de segurança.