Em Juara, no interior de Mato Grosso, um agricultor encontrou uma maneira própria de prever como será o período chuvoso ao longo do ano. José Valdecir Barcelo, pai da influenciadora digital Dyjeice, viralizou após ela compartilhar nas redes sociais o “truque” do pai para acompanhar o clima na fazenda da família.
Desde 2001, seu José registra todas as chuvas em um caderno. A rotina começou como uma forma de auxiliar parentes agricultores, que dependem da água da chuva para o desenvolvimento das lavouras. Ele veio de uma região onde a precipitação era escassa e, ao se mudar para Juara, decidiu adotar o método para repassar informações mais seguras aos cunhados, também produtores rurais.
O hábito, que começou de forma simples, se transformou em tradição. Ao longo dos anos, o agricultor criou um verdadeiro histórico climático da região, capaz de indicar tendências e oferecer uma noção do que esperar durante cada safra.
“Ele foi acostumando, pegou gosto e nunca mais deixou de anotar”, contou Dyjeice, que decidiu mostrar a prática do pai e acabou conquistando milhares de visualizações nas redes sociais.