Offline
MENU
Diretor da Águas de Juara explica causa da água escura em alguns bairros da cidade.
Diretor da Águas de Juara explica causa da água escura em alguns bairros da cidade.
Por Administrador
Publicado em 09/09/2025 15:39
Notícias

Nos últimos dias, moradores de diversos bairros de Juara relataram problemas com a coloração escura da água distribuída pela concessionária Águas de Juara.

Em entrevista ao Show de Notícias, o diretor financeiro da empresa, Cláudio Christófoli, explicou as causas do problema e as medidas que estão sendo tomadas.

Segundo Cláudio, a situação teve início na segunda-feira, quando um equipamento chamado inversor de frequência sofreu uma queima, afetando o sistema de rotação das bombas e ocasionando também a queima de um dos painéis de comando.

“Houve uma despressurização no abastecimento, e como já temos dois conjuntos de bombas – um para a parte alta e outro para a parte baixa da cidade –, ficamos atendendo a população com apenas um conjunto até que fosse feita a manutenção”, disse.

Esse problema provocou queda de pressão na rede por cerca de duas a três horas, o que resultou em um arraste de impurezas acumuladas nas tubulações.

“Algumas partículas ficam paradas nas redes de maior bitola, e quando ocorre esse tipo de despressurização, podem ser deslocadas, alterando a coloração da água em alguns pontos da cidade”, explicou o diretor.

Cláudio destacou que a equipe da concessionária vem atuando desde ontem para normalizar a situação, realizando manobras e descargas nas redes.

Ele também ressaltou que o problema não afetou toda a cidade, mas apenas áreas pontuais, e que a previsão é de que até o final do dia de hoje (terça-feira) as reclamações já estejam solucionadas.

Sobre a qualidade da água, o diretor reforçou que não há riscos à saúde. “O tratamento está dentro dos padrões de potabilidade do Ministério da Saúde, com níveis adequados de turbidez e residual de cloro. O problema ocorreu na distribuição, não no tratamento. Mesmo com a alteração na coloração, a água continua sendo potável”, garantiu.

A empresa afirmou que nenhuma solicitação ficou sem atendimento e que segue monitorando os relatos para prestar suporte aos consumidores afetados.

Comentários