Uma menina de apenas 2 anos foi salva por policiais da ROTAM (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas) na manhã desta quinta-feira (2), após se engasgar com um objeto ou alimento não informado e chegar inconsciente ao batalhão da unidade especializada da Polícia Militar, em Cuiabá. A pequena já estava roxa e com o corpo mole quando foi salva pelos militares.
Segundo apurado, por volta das 6h, durante a troca de turno no batalhão da ROTAM, um veículo Gol branco chegou rapidamente ao local e de dentro do carro uma senhora saiu em desespero aos gritos pois sua afilhada estava engasgada.
De imediato, o 1º Sargento Marcelo e o 2º Sargento RR Cidônio iniciaram a manobra de Heimlich na criança, procedimento conhecido para os primeiros socorros para expulsar objetos que estejam obstruindo as vias respiratórias. Neste momentos a criança já estava com a face roxa e com o corpo mole.
Após a manobra, a bebê reagiu e começou a se movimentar, abrindo os olhos e começou a chorar, para alívio de todos os presentes.
A madrinha da criança contou aos policiais que a mãe da menina chegou em sua casa aos prantos com a criança nos braços dizendo que a filha estava morta. A madrinha então chamou o marido e juntos se deslocaram até o Batalhão para pedir socorro.
Depois do procedimento a criança foi levada até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Verdão onde foi atendida e medicada. Foi informado que a criança está bem e está sob a guarda de seus pais.
A ação foi registrada por câmeras de segurança do Batalhão que filmaram a chegada da família ao local e os procedimentos de salvamento realizados pelos policiais.