Na manhã desta quarta-feira, dia 8, o Tiro de Guerra “Alves Reolon”, de Juara, recebeu a visita de uma equipe de inspeção do Exército Brasileiro, responsável por avaliar a estrutura e o funcionamento do local.
Durante a visita, houve a apresentação dos atiradores e a presença de autoridades militares, incluindo o general de brigada, Ferrari, que concedeu entrevista à imprensa destacando a importância da formação moral e cívica oferecida aos jovens juarenses.
Segundo o general Ferrari, a inspeção tem como objetivo verificar o estado da instrução ministrada aos atiradores, a infraestrutura e os valores repassados durante o treinamento.
“Aproveitamos que eles estão numa escola de cidadania para trabalhar não só direitos, mas principalmente os deveres com a família, com a sociedade e com a pátria. Depois que aprendem a disciplina imposta, buscamos a disciplina consciente — aquela que faz o cidadão cumprir a lei porque entende que é o certo, não apenas por obrigação”, explicou.
O general usou o exemplo da sinalização de trânsito para ilustrar a importância de formar jovens conscientes e responsáveis.
“Eles passam a entender que respeitar o sinal não é por medo de punição, mas por reconhecer que avançar coloca em risco a vida de outros cidadãos”, destacou.
Durante a inspeção, também estiveram presentes o tenente-coronel Lavrada e o primeiro-tenente Robison Valejo, chefe de instrução do Tiro de Guerra de Juara.
O tenente-coronel Lavrada ressaltou o caráter técnico e pedagógico da visita.
“Essa comitiva vem fazer uma visita de orientação técnica, avaliando aspectos documentais, estruturais e instrutivos. Isso é fundamental para evoluirmos, porque nunca estamos totalmente prontos. Essa avaliação é de grande valia para melhorar nosso trabalho”, afirmou.
Já o tenente Robison Valejo destacou o reconhecimento positivo recebido pelos visitantes.
“Eles ficaram impressionados com o cuidado e a preservação do nosso Tiro de Guerra. Isso mostra que estamos no caminho certo, com hierarquia, disciplina e comprometimento. Nossa missão é devolver à sociedade cidadãos conscientes e preparados, mostrando que o recurso público é bem utilizado”, concluiu.
A visita foi marcada por uma formatura e recepção solene aos oficiais do Exército, reforçando os valores de hierarquia, respeito e patriotismo que norteiam o trabalho desenvolvido pelo Tiro de Guerra de Juara.
Aparicio Cardozo Show de Notícias
Publicado em 08 de Outubro de 2025 , 18h47 - Atualizado as 05h04