Faleceu na manhã deste domingo, 08 de fevereiro, aos 70 anos, o ex-vereador, ex-secretário municipal de Saúde e servidor público aposentado, Luiz Ito, um dos pioneiros da área da saúde no município de Juara.
Ele estava internado na cidade de Sinop, onde realizava tratamento de saúde, incluindo sessões de hemodiálise.
Bioquímico de formação, Dr. Luiz Ito chegou à região de Juara na década de 1980, período em que passou a dedicar grande parte de sua vida ao serviço público, com forte atuação nas áreas da saúde, do social e da política.
Ao longo de sua trajetória, construiu um legado reconhecido pela comunidade juarense, especialmente pelo atendimento humanizado e pela atenção às pessoas mais carentes.
Nascido em 11 de abril de 1955, descendente de japonês, Ito era casado com a senhora Elza Iro,com quem tev trê filho, Elisa Ito, a filha mais velha, o Henrique Ito, que é o do meio, e a Heloísa Ito, que é a caçula. Ele foi proprietário de um laboratório de análises clínicas na cidade, mas sempre destacou sua vocação e compromisso com a saúde pública, onde concentrou sua maior dedicação.
Na vida política, foi eleito vereador em 1992, figurando entre os mais bem votados daquele pleito.
À época, utilizava como slogan de campanha “Ito, o Garantido”, marca que ficou conhecida na cidade e era representada por sua caricatura, ressaltando seus traços de descendência nipônica.
Posteriormente, assumiu a Secretaria Municipal de Saúde, período lembrado por colegas e pela população como uma gestão de resultados positivos e relevantes avanços para o setor no município.
Após a aposentadoria, Luiz Ito passou a se dedicar a uma de suas grandes paixões: o ciclismo. Sempre acompanhado da esposa Elza, percorreu longas distâncias, inclusive atravessando fronteiras e países da América Latina, o que lhe rendeu o apelido carinhoso de “Peregrino”.
Uma de suas experiências mais marcantes foi a participação no Caminho da Fé, percurso realizado entre Minas Gerais e Aparecida (SP), ao lado de amigos do pedal de Juara.
Por várias vezes foi homenageado como o mais idoso nas competições que disputou.
Luiz Ito também teve atuação expressiva na maçonaria, instituição da qual era membro ativo. Atualmente, exercia o cargo de deputado maçônico, representando a região fora de Juara e até mesmo do Estado de Mato Grosso.
Ele deixa a esposa Elza, filhos, familiares e inúmeros amigos, além do legado de um homem carismático, simples, sempre sorridente, que marcou gerações e soube viver a vida com intensidade e dedicação ao próximo.
O “Saleiro” – espaço de amizade
Como forma de reunir amigos nas noites de sexta-feira, especialmente após as reuniões da loja maçônica, Ito criou em sua própria residência um espaço de convivência que batizou de “Saleiro”.
Segundo ele costumava dizer, era o local onde se reuniam os “bodes”, tornando-se um ambiente marcado pela amizade, confraternização e boas histórias.
O Show de Notícias se solidariza com familiares e amigos neste momento de dor e despedida.
Aparicio Cardozo - Show de Notícias
Publicado em 09 de Fevereiro de 2026 , 02h51 - Atualizado as 06h36